Tratamentos de Varizes
A insuficiência venosa dos membros inferiores costuma ter uma apresentação multifacetada. É uma doença crônica, não tem cura e, quando não tratada na fase inicial, pode evoluir com complicações com o avançar da idade, tais como úlcera varicosa, flebites ou trombose venosa profunda.
Em muitas situações, observamos que, em um mesmo paciente, a doença apresenta várias formas de manifestação, com lesões múltiplas e complexas, que costumam responder insatisfatoriamente quando tratadas com uma única técnica.
Nesses casos, é possível, por meio de uma anamnese, de um exame físico e de uma avaliação ultrassonográfica minuciosos, realizados pelo cirurgião vascular responsável pelo tratamento, indicar a associação de várias técnicas para um mesmo paciente.
Isso permite a elaboração de um planejamento terapêutico personalizado e individualizado, obtendo, consequentemente, resultados eficazes e duradouros.

TÉCNICAS NÃO CIRÚRGICAS
Técnica CLaCs
O CLaCs – Cryolaser and Cryo-sclerotherapy é um método inovador e potente para o tratamento de varizes, no qual associamos disparos do laser transdérmico Nd-YAG 1064 nm à escleroterapia líquida com glicose hipertônica. É indicado para o tratamento de varizes reticulares nutridoras dos microvasos, com diâmetro máximo recomendado de cerca de 2 a 2,5 mm, tratando ao mesmo tempo os microvasos/telangiectasias associados à lesão.
A técnica consiste na realização de disparos sequenciados com laser transdérmico Nd-YAG 1064 nm ao longo do trajeto da veia doente, onde é emitido um feixe de luz que gera calor e uma reação inflamatória na parede interna do vaso. Na sequência, realiza-se a escleroterapia líquida com glicose hipertônica.
Para reduzir o desconforto causado pela ação do laser na pele, associamos a sedação consciente com gás nitroso, além do uso do resfriador de pele, que emite um jato gelado capaz de resfriar a pele até -32°C, reduzindo o desconforto no local e protegendo-a de queimaduras.
Enquanto os disparos do laser transdérmico são feitos no trajeto da veia doente, utilizamos a luz de realidade aumentada para melhor visualização, além de auxiliar na hora da punção para injeção do agente esclerosante. Isso é possível porque esse dispositivo age emitindo uma luz infravermelha sobre a pele, que, ao ser absorvida pelo sangue, é refletida pelo tecido, mostrando em tempo real o fluxo sanguíneo no vaso tratado, aumentando ainda mais a eficácia e a assertividade do tratamento.
A associação de um agente térmico (laser) a um agente químico (glicose hipertônica) tem um efeito de amplificação da resposta inflamatória, resultando em menor tempo de tratamento e em resultados duradouros, podendo, inclusive, em algumas situações, substituir a cirurgia para retirada da veia.
Vantagens: Realizado em ambiente ambulatorial, com total segurança e conforto; Menor número de sessões e maior rapidez no tratamento; Não necessita de anestesia; Não requer repouso; Atividade física permitida após 24 horas; Restrição à exposição solar enquanto houver hematomas; Em alguns casos, dependendo do estágio da doença, do calibre e da profundidade da veia doente, pode substituir a cirurgia convencional; Maior precisão e resultados duradouros com o uso da realidade aumentada (VeinViewer).
TÉCNICAS NÃO CIRÚRGICAS
Laser para Vasos na Face
Os métodos a laser são, hoje, a melhor alternativa para tratar os vasinhos, telangiectasias ou aranhas vasculares presentes na superfície da pele da face. Em geral, são mais evidentes em peles claras, principalmente em áreas como o nariz, abaixo dos olhos, as bochechas e a testa.
As principais causas são: genética, fatores hormonais, gravidez, uso crônico de alguns medicamentos tópicos, como corticoides e cremes clareadores, exposição solar, sobrepeso ou obesidade.
São vasos inestéticos e sua presença, muitas vezes, pode conferir um aspecto mais envelhecido e cansado à face.
No tratamento, utilizamos o laser transdérmico Nd-YAG 1064. Preparamos a pele com pomada anestésica e associamos o uso do resfriador de pele, que emite um ar gelado, reduzindo o desconforto e prevenindo queimaduras no local. Além disso, utilizamos a sedação consciente com gás nitroso, tornando o método mais seguro e confortável.
Após o tratamento, indicamos o uso de protetor solar e recomendamos evitar exposição ao sol até que a pele se restabeleça por completo.


TÉCNICAS NÃO CIRÚRGICAS
Escleroterapia Líquida ou com Espuma Densa
A escleroterapia é realizada por meio da injeção de soluções com ação esclerosante dentro da veia acometida, podendo essa solução ser injetada na forma líquida, sendo a glicose hipertônica a mais utilizada no Brasil, ou na forma de espuma densa, onde o agente esclerosante é o polidocanol, uma substância química com ação detergente.
Na escleroterapia líquida, o agente esclerosante, ao entrar em contato com a parede interna do vaso doente, causa uma reação química que leva ao colapso e eventual absorção pelo organismo. É utilizada principalmente para varizes pequenas e microvasos e pode ser realizada em consultório, dispensando a necessidade de repouso.
A escleroterapia com espuma densa é uma opção de tratamento bastante versátil, especialmente para pacientes com doença venosa crônica avançada, idosos ou portadores de comorbidades que os impossibilitem de realizar um procedimento cirúrgico, pois permite tratar desde veias doentes mais calibrosas até a veia safena, podendo ser realizada em consultório, sem a necessidade de internação, anestesia ou repouso.
A espuma densa é formada pela mistura de um líquido esclerosante com ar, em um sistema de três vias, resultando em uma espécie de “mousse”, e, quando injetada dentro do vaso, causa uma reação inflamatória local, levando ao fechamento do vaso e à sua posterior absorção pelo corpo.
Vale lembrar que toda a técnica deve ser realizada com orientação por ultrassom.
TÉCNICAS CIRÚRGICAS MINIMAMENTE INVASIVAS
Tratamento da Veia Safena com Endolaser
O tratamento da veia safena com endolaser é uma opção minimamente invasiva para tratar a insuficiência da veia safena, uma das causas de varizes. Durante o procedimento, a veia safena é puncionada com uma agulha, com auxílio do ultrassom, e uma fibra óptica é introduzida, emitindo energia térmica que aquece e danifica a parede interna da veia. Com o calor gerado pelo laser, a veia se contrai, colaba e, com o tempo, o corpo reabsorve a veia fechada, eliminando-a do sistema venoso.
É considerado mundialmente o padrão-ouro para o tratamento da veia safena quando comparado ao stripping ou retirada da veia, podendo ser realizado em consultório com total segurança e conforto, sob sedação consciente com gás nitroso e anestesia local, permitindo uma recuperação mais rápida, sem a necessidade de cortes ou pontos, além de um retorno precoce às atividades e menor desconforto no pós-operatório.


TÉCNICAS CIRÚRGICAS MINIMAMENTE INVASIVAS
Técnica ATTA
ATTA é o acrônimo de Ablação Térmica Total Assistida. Trata-se de uma das técnicas mais modernas no tratamento de varizes em pacientes que possuem, além da veia safena doente, varizes mais calibrosas, dilatadas e tortuosas, bem como permite o tratamento de veias mais profundas, como as veias perfurantes, tudo sem cortes ou pontos cirúrgicos.
Nessa técnica, também introduzimos uma fibra óptica guiada por ultrassom no interior da veia doente, após várias punções escalonadas com agulha e posterior ablação térmica de cada segmento comprometido.
É importante lembrar que todo o procedimento é guiado por ultrassom, podendo ser realizado em consultório, sob anestesia local e sedação consciente, com total segurança e conforto.
Vantagens do tratamento com laser endovenoso: Totalmente guiado por ultrassom, garantindo maior precisão e segurança, permitindo, inclusive, o tratamento de veias mais profundas; Pode ser realizado em consultório, sem a necessidade de internação hospitalar; Não requer anestesia raquidiana ou peridural; Menos hematomas e desconforto no pós-operatório; Alta eficácia: excelentes resultados estéticos no tratamento de varizes maiores, pois não requer cortes ou pontos cirúrgicos; Recuperação mais rápida: comparado à cirurgia tradicional de remoção de veias, permite retorno precoce às atividades.
TÉCNICAS CIRÚRGICAS MINIMAMENTE INVASIVAS
Técnica TEThA
Também, um acrônimo de Transfixing Endovenous Thermal Ablation (TEThA) é mais uma opção revolucionária, minimamente invasiva e eficaz para o tratamento de varizes e veias calibrosas.
Uma fibra de endolaser navega através de uma punção com agulha na veia varicosa, eliminando a necessidade de múltiplas incisões ou punções com agulhas. O laser é direcionado com precisão para dentro da veia varicosa, transfixando-a e atingindo a adventícia da veia e seu entorno, desencadeando uma reação térmica que resulta na destruição da veia. Posteriormente, ocorre um processo natural de cicatrização e absorção pelo corpo.
Vantagens: Pode ser realizada em consultório, com anestesia local e sedação, dispensando a necessidade de internação hospitalar; Permite menor tempo de recuperação e retorno precoce às atividades do dia a dia, dependendo da extensão da área tratada; Não exige cortes ou pontos cirúrgicos.


TÉCNICAS CIRÚRGICAS MINIMAMENTE INVASIVAS
Cirurgia de Varizes: Miniflebectomia
Miniflebectomia, flebectomia ou exérese de veias consiste em uma técnica minimamente invasiva para a retirada das veias doentes através de microincisões na pele, com sua remoção por meio de um dispositivo que possui um gancho em uma das extremidades, dispensando, muitas vezes, a necessidade de pontos cirúrgicos externos. Esse dispositivo nada mais é do que uma agulha de crochê.
Essa técnica pode ser realizada sob anestesia local e sedação consciente (técnica Annox), sem a necessidade de internação hospitalar, especialmente quando a área a ser tratada não é extensa.
O tempo de recuperação depende da extensão da área tratada, geralmente variando entre 1 e 3 dias, e necessita do uso de meia de compressão ou apenas enfaixamento com ataduras.
TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE VARIZES
Perguntas Frequentes
Varizes é doença crônica e evolutiva, não tem cura mas tem controle!
Quando tratada de forma adequada, não voltam, porém por ser de causa genética, com o tempo novas veias poderão adoecer! Por isso, é essencial realizar manutenções anuais após o término do tratamento.
A doença venosa é multifacetada e cada paciente possui particularidades únicas, e por isso os tratamentos são personalizados de acordo com cada caso. Para maior comodidade, realizamos todo o diagnóstico e o planejamento do tratamento já na primeira consulta.
Um dos grandes motivos para que os pacientes desistam dos tratamentos das varizes e vasinhos são os traumas que sofrem durante o tratamento, além da fobia a agulha.
Dispomos de um ambiente totalmente seguro e confortável que nos permite oferecer uma melhor experiência, através do uso da sedação consciente.
Na sedação consciente o paciente inala o gás nitroso através de uma máscara, que irá atuar no sistema nervoso central liberando neurotransmissores que iram agir alterando o estado de consciência sem interferir nos sentidos, promovendo relaxamento, redução do nível da ansiedade, do medo e consequente levando a um bem-estar.
A tranquilidade e cooperação do paciente são fundamentais para um atendimento com mais qualidade. Por isso, esse tipo de sedação permite alcançar melhores resultados, redução no número de encontros e tempo de tratamento.
Poucas são as contra-indicações da sedação consciente, podendo ser usada inclusive em grávidas.Para isso, é necessário que seja feita com profissional totalmente habilitado.
Durante todo o procedimento o paciente permanece sob monitorização cardíaca e oximetria de pulso, interagindo totalmente com a equipe médica quando solicitado e o efeito sedativo do gás rapidamente é eliminado, permitindo retorno imediato às atividades.
O tempo de repouso varia conforme o tipo de tratamento realizado:
– Escleroterapia com agulha, escleroterapia com espuma de polidocanol e a associação de técnicas tais como o laser transdérmico à escleroterapia líquida ou escleroterapia com espuma não requer repouso.
Tratamento da veia safena por endolaser: depende da extensão da área a ser tratada, permitindo retorno às atividades laborais entre 1 a 3 dias ou até 15 dias, mas sem alteração da autonomia do paciente.
– Microcirurgia ou miniflebectomia com anestesia local: em média 1 a 3 dias.
O risco de manchas após o tratamento depende do tipo de veia tratada, do tom de pele e da sua predisposição genética a desenvolver manchas. Por isso, a Dra. Maria Betânia faz uma avaliação cuidadosa para escolher a técnica que minimize esse risco e entregue o melhor resultado. Além disso, antes de todo e qualquer tratamento das varizes é possível iniciar um cuidado prévio da pele através do uso de medicamentos por via oral e tópica como loções e cremes hidratantes, cuja ação antioxidante agem minimizando esses riscos.
Ao contrário do que popularmente se acredita, a veia safena não é a principal veia do corpo, tão pouco é a veia do coração. Ela juntamente com as demais veias do sistema venoso superficial são responsáveis por apenas cerca de 20% do fluxo venoso nos membros inferiores. Quando em bom funcionamento, tem a função de levar o sangue dos pés em direção ao coração. Seu mau funcionamento ocasiona um prejuízo no retorno venoso, podendo levar a uma lentificação do fluxo e aumento da pressão na parede, levando a sua dilatação, consequentemente o
surgimento de sintomas como dor e inchaço nas pernas.
Quando há a necessidade de tratamento da veia safena, a circulação venosa mantém-se em perfeito funcionamento pelas outras veias do sistema venoso superficial e principalmente pelas veias do sistema venoso profundo( veias musculares ), responsáveis por 80% do fluxo venoso dos membros inferiores.
Cada indivíduo possui quatro safenas nos membros inferiores: duas safenas magnas e duas safenas parvas. Logo, as opções para cirurgia são muitas, de forma que a retirada de uma delas ainda deixa opções futuras para possíveis substituições ” pontes ” para o coração.
O comprometimento da veia safena varia em diferentes graus e seu tratamento só poderá ser definido após um estudo detalhado e minucioso das lesões através do ultrassom doppler. Por isso, faz-se necessário que seu médico cirurgião vascular faça esse estudo, permitindo um tratamento adequado de acordo com as particularidades anatômicas e ecográficas.
Nos últimos anos, com o avanço de novas tecnologias, a flebologia moderna, seguimento da cirurgia vascular que se destina ao diagnóstico e tratamento das doenças venosas e venolinfáticas, sofreu um progresso exponencial, permitindo inclusive tratar veias safenas em ambiente de consultório, apenas com anestesia local, através da técnica de ablação térmica com endolaser, hoje considerada padrão ouro no tratamento das safenas.
Para definir o tratamento e os valores, é indispensável realizar uma avaliação com a Dra. Maria Betânia. O atendimento da Dra. Maria Betânia vai além de uma consulta convencional, pois durante a consulta é realizado uma avaliação completa das varizes, sendo utilizado ultrassom Doppler e realidade aumentada (Vein Viewer) e outros equipamentos. O objetivo é compreender seu caso em detalhes para propor o tratamento e as técnicas que ofereçam os resultados de forma mais rápida e segura possível.
O QUE MEUS PACIENTES DIZEM
Avaliações
EXCELENTE Com base em 3 avaliações Nataly Menna Barreto2024-11-23Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Faço acompanhamento com a dra Betânia há 8 anos e minha saúde vascular só tem melhorado com o passar dos anos. A clínica está bastante moderna, com processos muito bem elaborados para uma melhor experiência ao cliente. Antonio Siqueira2024-08-18Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Ótima médica, foi muito atenciosa com minha esposa, tratou as varizes dela na clínica sem precisar de cirurgia. Além disso a clínica é muito bonita e confortável! Kairapauline Rocha2023-12-01Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Gostaria de deixar registrado o meu sincero agradecimento a Dra. Maria Betânia da Silva Barbosa Marinho, pelo atendimento, competência e excelência no trabalho, também quero parabenizar a equipe que trabalha em conjunto com a doutora, são pessoas excepcionais e céleres em tudo que fazem, além é claro do respeito, cuidado e educação para com o paciente. Parabéns a todas pelo trabalho e competência!
Atendimento
- Segunda a Sexta-feira
- Horários de 08 às 18h
- Particular
- Plano de Saúde