Varizes

saiba mais sobre varizes

Definição e Sintomas

Varizes são veias dilatadas e tortuosas, que apresentam alterações em suas válvulas, dificultando o retorno venoso dos membros inferiores em direção ao coração. As válvulas funcionam como “portas” dentro da veia e quando estão com problemas pode haver uma lentificação no tempo fechamento ou até mesmo uma total paralisação e com isso, o fluxo sanguíneo que predominantemente deveria ocorrer em direção ao coração, inverte seu fluxo além do habitual levando a um aumento na pressão da parede da veia, tornando-a cada vez mais disforme e tortuosa.

O funcionamento inadequado das válvulas decorre principalmente devido a um defeito no colágeno da parede das veias e isso é determinado pela genética. Estudos mostram que quando ambos os pais são afetados pelo problema, 90% dos filhos podem adquirir a doença. Quando apenas um dos pais é afetado, o risco é de 25% para os homens e de 62% para as mulheres. Além do prejuízo estético, que pode atrapalhar a autoestima da pessoa com varizes, existem outros riscos de complicações mais sérias tal como a trombose venosa profunda.

Principais sintomas: Dor tipo cansaço e peso nas pernas; Inchaço nas pernas e tornozelos, com piora progressiva ao longo do dia; Queimação, ardência e formigamento nas pernas; Cãibras noturnas; Coceira na pele sobre a veia varicosa.

saiba mais sobre varizes

Causas e Tratamento

Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento de varizes, incluindo: História familiar de varizes; Idade avançada: o envelhecimento enfraquece as veias; Sexo: mulheres tem mais risco pelas alterações hormonais; Gravidez: alterações hormonais e aumento do volume de sangue são as principais causas de piora das varizes; Sedentarismo; Excesso de peso e obesidade; Tipo de profissão: se muito em pé ou sentado; Passado de trombose venosa profunda.

Tratamento Clínico: A mudança no estilo de vida, incluindo a prática de atividade física regular, perda ponderal, aumento na ingesta hídrica e restrição de alimentos ricos em sódio, além do uso de meia elástica e repouso com elevação dos membros auxiliar no alívio dos sintomas e melhora na qualidade de vida. Em algumas situações precisamos associar o uso de medicamentos orais e tópicos para melhor controle dos sintomas. No entanto, nenhuma destas medidas promovem o desaparecimento das varizes.

saiba mais sobre varizes

Tratamentos

Tratamento Minimamente Invasivo: Realizado em veias de pequeno calibre 1-2 mm, chamadas de telangiectasias, utiliza-se a escleroterapia e a aplicação de laser. A escleroterapia consiste na injeção de Glicose ou Polidocanol para esclerosar esses vasos, utilizando agulhas finas para reduzir a dor durante o procedimento. Já o laser tem a mesma função, esclerosar os vasos, mas não possui contraindicações e não é necessário repouso. Em geral, as técnicas são usadas de forma complementar.

Tratamento Cirúrgico: Em alguns casos, a remoção das veias varicosas ou da veia safena pode ser necessária.

saiba mais sobre varizes

Vantagens de Tratar as Varizes na Clínica

Atendimento

O QUE MEUS PACIENTES DIZEM

Avaliações